Conheça os Efeitos da Leitura
- Mariana Pacheco Godoy

- 20 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Descubra o que se passa no seu interior graças às suas aventuras favoritas

Que ler traz numerosos benefícios para o cérebro, todos já sabem. Contudo, você já se perguntou especificamente quais são esses proveitos? Independentemente da sua resposta, vou te contar um pouco mais sobre nas próximas linhas!
Tudo o que vivenciamos na nossa mente , apesarde irreal , afeta diretamente a capacidade de compreender e se solidarizar emocionalmente com quem está na nossa frente, ou como comumente conhecemos , empatia. Isso foi revelado através de um estudo realizado pela Universidade Estadunidense Emory. As aventuras lidas impactam nosso cérebro da mesma forma como se tivessem ocorrido de fato, ampliando nosso leque de vivências. Quem diria que experiências imaginárias melhorariam a qualidade das reais, não é mesmo?
Ler aprimora a qualidade até mesmo da vida de anos futuros. Aperfeiçoamos nosso funcionamento cerebral graças ao aumento das conexões neurais durante a leitura. Por conta disso, criamos uma proteção maior em relação a doenças neurodegenerativas, tais quais Alzheimer e demência.Além do funcionamento do cérebro, as histórias ajudam a trabalhar a memória . Nomes, cenários, reviravoltas, batalhas passadas... são inúmeros os itens de que devemos nos lembrar para acompanhar o enredocorretamente. Esses itens variam de acordo com o gênero da história (romance, fantasia, icção científica, entre outros) assim como o efeito do conto na nossa mente. Cada gênero ativa uma região do cérebro diferente, causando comportamentos, emoções e experiências diferentes. “Durante a leitura de histórias de suspense, por exemplo, a ativação do cérebro tem relação direta com a experiência do leitor. Os leitores que relataram ter ficado mais envolvidos com a narrativa foram os mesmos que tiveram maior ativação de um circuito do cérebro, que envolve tentar antecipar o que vai acontecer (inferências futuras)”, explica o professor e pesquisador da PUCRS ,Augusto Buchweitz. Outra habilidade que os livros nos proporcionam indiretamente é a da escrita. Graças à eles, nos tornamos mais criativos e expandimos nosso vocabulário. Como dizia Stephen King: “Um bom escritor é, antes de mais nada, um bom leitor”.
De brinde, aprendemos a refletir sobre o mundo à nossa volta mais profundamente. Essa melhora no nossos senso crítico nos permite perceber como uma atividade divertidapode agregar tanto na nossa vida. Afinal, é fato que estudar é útil, porémé raro não nos entediarmos com tal tarefa. Enquanto isso, é relaxante passear por horas no Instagram sem um objetivo específico, mas prejudicial para o nosso cérebro. Assim, os livros se revelam como escudos contra doenças, intensificadores de empatia e até mesmo de criatividade. Pelo visto, o livro é o verdadeiro melhor amigo do homem.
“Quem lê um livro vive mil vidas"
- George R. R. Martin
Por Mariana Pacheco Godoy








Comentários