Semana da Moda: Nova York
- the notebook
- 10 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Estilistas apresentam suas coleções de Primavera – Verão 2023 em uma das maiores metrópoles do mundo.
Desde 9 de setembro, modelos desfilaram pelas passarelas de Nova York vestindo as mais recentes criações de suas marcas. Confira alguns destaques dessa edição repleta de cores e flashbacks!
Wes Gordon, diretor artístico da Carolina Herrera, obteve como inspiração o Jardim Secreto, livro por Frances Burnett, mais tarde adaptado para as telas. A obra é visível através das estampas florais, dos tecidos fluidos, das silhuetas marcadas e dos babados. "A sensibilidade foi a mesma em toda a coleção – e essa linha de pensamento clara foi o ingrediente que faltava no trabalho de Gordon." relatou Cathy Horyn, que havia se acostumado a se entediar com os trabalhos de Wes, os descrevendo como muito enfadonhos e esquisitamente realistas.
Alessandro Michele, o designer da Gucci, surpreendeu a audiência com 68 pares de modelos gêmeos idênticos vestindo roupas combinando. Alguns instantes se passaram até que a plateia se desse conta desse detalhe. A ideia teve inspiração afetiva: a mãe e a tia de Michele, as quais eram irmãs gêmeas e o criaram.
O objetivo de Joseph Altuzarra era retratar mistérios das águas e viajantes míticas delas e dos desertos. Para isso, se adensou em tons rochosos, tecidos encorpados (inclusive denim, uma novidade da marca) e a silhueta em camadas, já característica da Altuzarra. Também foi utilizado o tie-dye, que “(...) não é uma inovação, nem na moda nem no repertório da Altuzarra; mas ele tem se esforçado para levar essa técnica para ares menos corriqueiros.” comenta a revista L’Officiel Brasil.
O nosso amado Brasil também marcou presença na NYFW, representado pela PatBo.Contudo, essa não foi a estreia da marca no desfile, e sim sua quarta vez lá. Agora, as cores rosa pink, preto e branco pintaram franjas, pedrarias e bordados à mão. As criações de Patrícia Bonaldi também continham diversas referências aos anos 60, 70, à Catherine Deneuve e à Twiggy.
Após 5 intensos dias de desfiles, se encerrou a icônica New York Fashion Week 2023. Os artistas têm renovado sua criatividade a cada edição. Assim como aponta a revista estadunidense The Cut, a moda está refletindo o mundo se abrindo.
- Mariana Godoy
Comments