Quem é Paco Rabanne? A Marca Que Revolucionou A História Da Moda
- the notebook
- 27 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Paco Rabanne faleceu em 3 de Fevereiro de 2023 aos 88 anos, esta matéria foi feita em homenagem ao estilista francês que marcou a moda na década de 60.

Quem é Francisco Rabaneda?
Francisco Rabaneda Cuervo, verdadeiro nome de Paco Rabanne, nasceu no dia 18 de Fevereiro de 1934 em San Sebastian, na Espanha.
Desde cedo, Francisco já tinha interesse pela moda, principalmente por influência de sua mãe, que na época era costureira chefe de Cristóbal Balenciaga. Durante a faculdade de arquitetura, usava seu tempo livre para vender desenhos para as marcas e revistas importantes, como (...) Inclusive, vários desenhos e designs que vemos passaram pelas mãos de Paco e nós não sabemos. Ele mudou o nome após fugir para Paris por conta da guerra em seu país, e por questões de segurança alterou para Paco Rabanne.
Início da Paco Rabanne

Em 1963, ele teve a ideia de abrir uma marca que tivesse acessórios e roupas que não utilizassem agulha e linha. Assim, ele lançou o “pacotille”, um material utilizado com rodoide para fazer a produção de óculos, jóias e acessórios de cabeça. Em 1966, ele fez sua primeira coleção, que incluía 12 vestidos com materiais “não utilizáveis”, como por exemplo papel, plástico e metal. Então, deu a ela o nome de “Manifesto”.
Na época, a designer Coco Chanel deu uma entrevista na qual dizia que Paco não fazia alta moda como no Haute Couture (que traduzindo do francês vem de Alta- Costura, referindo-se a criação de peças sobre medidas exclusivo para evento de gala como o red carpet) ele apenas trabalhava com metais, assim Coco Chanel o apelidou de “metalúrgico”. Ainda em 1966, ele apresentou uma segunda coleção com apenas dançarinas, fazendo o primeiro desfile da história da moda com música.
Em 1969, Paco fez o vestido mais caro do mundo, composto por mais de 300 quilates de diamante e pesando mais de 9 quilos. O vestido se tornou uma explosão, em que todas as celebridades da época começaram a prestar atenção nas peças de Paco Rabanne.

Françoise Hardy vestindo Gold Mirror, por Paco Rabanne.
Temos o exemplo de Jane Birkin, a atriz que serviu de inspiração para a criação da bolsa mais cara do mundo: a Birkin Bag. Também há a participação de Jane Fonda, Brigitte Bardot e Audrey Hepburn, que foram grandes nomes na indústria do cinema da década de 70.

Jane Birkin e Serge Gainsbourg usando Paco Rabanne.
Além de produzir peças e acessórios de plástico, metais, papéis e alumínio, a Paco Rabanne se consagrou na venda de perfumes. Em 1969, ele lançou o primeiro perfume de sua marca, o “Calandre”. Logo depois, veio a estreia de outras novas fragrâncias, como a Pour Homme de 1973, um fougère que se tornou um clássico da perfumaria.
Calandre


Paco Rabanne pour Homme
Em 1999, Paco se aposentou, e em 2006 a marca chegou à falência. Entretanto, no mesmo ano, os perfumes tiveram um grande aumento nas vendas, o que acabou mantendo a marca. No ano de 2013, a Paco Rabanne voltou com a venda de acessórios e peças, e foi no mesmo ano em que Julien Dossena assumiu o atual cargo de diretor da marca.

E mesmo depois de anos, várias marcas de moda ainda conseguem trazer em suas coleções representações das antigas coleções da Paco Rabanne.

Jane Fonda em um traje de Barbarella desenhado por Paco Rabanne, 1968;
Aquilano Rimondi Outono 2017. Vogue.

Miu Miu Outono 2017; Audrey Hepburn em Paco Rabanne em Two for the Road, 1967. Vogue.
Com a direção de Julien Dossena, o designer traz diversas releituras de coleções passadas, mantendo ainda as principais características da marca, como o plástico, metal, papel e alumínio.

Julien Dossena para Paco Rabanne Outono 2017; Françoise Hardy em
Paco Rabanne, 1968. Vogue.
Autora:
Comments