top of page

A polêmica da Pequena Ariel: Racismo ou opinião?

  • Lia Costa
  • 20 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura



Algum tempo atrás, a Disney anunciou a versão “live action'' de mais um de seus mais famosos clássicos. Desta vez, é a história da princesa que vive nas profundezas do oceano: A Pequena Sereia, que vai para as telonas de cinemas.


O primeiro teaser do filme foi postado pelos Estúdios Disney no dia 7 de setembro de 2022, no canal oficial "Walt Disney Studios" e logo foi bombardeado com comentários nada agradáveis, acarretados pela escolha da atriz escolhida para interpretar a Pequena Sereia, a atriz e cantora norte-americana Halle Bailey, uma mulher negra.


A personagem no filme animado é apresentada com cabelos bem vermelhos, pele clara e olhos azuis. Quando anunciado que a personagem seria interpretada por uma garota negra, grande parte do público não gostou da ideia, por conta da diferença da aparência da atriz com o desenho animado. Muitos alegam que a mudança de uma personagem tão querida e que fez parte da infância de tantas pessoas, traria um certo "estrago no encanto" e nas memórias que sempre tiveram.


Mas não foram só estes os tipos de comentários, discutidos após a notícia. Não apenas a personagem sofreu ataques, mas também a atriz, que recebeu muitas falas agressivas e racistas.


Apesar das várias críticas com a escolha da produção, também há pessoas muito felizes com a representatividade que vem com o filme e que ressaltam que sereias são seres fictícios, logo, a aparência étnica não implica no contexto da história.


Um vídeo com a reação de várias crianças negras ao teaser do live action começou a fazer sucesso na internet, o momento tocante foi gravado pelas mães das crianças. As pequenas ficaram surpresas e muito felizes ao ver que aquela princesa era negra como elas.




E você sabia que a Ariel não foi a única a ter mudanças étnicas? Abaixo alguns exemplos de outros personagens:


  1. Hermione Granger, da saga Harry Potter cuja personagem dos livros é negra (Informação confirmada pela própria autora) e sendo interpretada por uma atriz branca;



b. Princesa Tigrinha, no filme Peter Pan. A personagem, uma indígena da Terra Do Nunca, foi interpretada por uma atriz norte-americana branca;




c. E recentemente, a atriz mirim Leah Sava Jeffries, de apenas 12 anos, que recebeu o papel de Annabeth Chase no “live action'' de Percy Jackson, também foi vítima de diversos ataques racistas.



Casos como estes trazem a tona quanta diferença há entre a troca de um personagem negro para branco, que não causa tanta repercussão, e a troca de uma personagem branca para negra, que imediatamente torna-se um alvoroço. E com tantos comentários e divergências, muitos deles são ataques racistas contra quem interpreta o papel.


Quando o que você pensa deixa de ser apenas uma "opinião"

e se torna racismo?


Por Lia Costa





Comments


Frame 3.png

CONTATOS/PARCERIAS

Instagram: @thenotebooknw
E-mail: thenotebook.enews@gmail.com

bottom of page