A Natureza da Economia
- the notebook
- 10 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de out. de 2022

A economia está presente em muitos aspectos de nossa vida cotidiana, seja na obtenção de uma passagem, ao fazer compras, troca de carro, adquirir uma casa, entre outros; mas nem sempre sabemos sobre o que a mesma se trata ou como funciona.
O que é a economia?
Economia - segundo uma descrição fornecida pelo setor de pesquisas econômicas da USP (Universidade de São Paulo), “é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e qualidade de vida”, ou seja, a economia consiste em um recurso/dispositivo que dispõe de faculdades analíticas com o fim de auxiliar o emprego de recursos produtivos escassos, os quais podem ter diversas aplicações ao longo do tempo, como por exemplo, fornecer mercadorias para o consumo, entre diversas pessoas e sociedades. Os recursos escassos, citados anteriormente, são aqueles que se encontram em situação de disponibilidade limitada, como a madeira e algodão, e quando há um excedente uso desses mesmos recursos na fabricação de bens, há sua escassez. A escassez na economia é entendida como a indisponibilidade suficiente de um recurso para atender sua demanda. Por exemplo, se os automóveis fossem distribuídos a preço zero, faltariam materiais e haveria rapidamente um esgotamento da quantidade de carros para cobrir a demanda. Uma das soluções encontradas pelo ser humano para lidar com isso foi o sistema de preços. Com isso, se pode ofertar um certo valor a um produto ou serviço oferecido e adequar a demanda do consumidor, e apenas aqueles dispostos a pagar por esses preços teriam acessos aos produtos. Equivalentemente, ela exerce um regulamento no uso de matéria-prima para produção.
Como a economia afeta o planeta e o meio ambiente?
Vivemos em um planeta com recursos finitos e altas taxas de extrativismo dos recursos naturais para fins comerciais. Tais mercadorias apresentam processos de produção/transformação que causam significativos impactos no planeta de forma geral, e assim, afetam a economia, gerando um ciclo. Daqui a algumas décadas, alguns materiais, como o petróleo, não estarão disponíveis para consumo, podendo gerar grandes crises econômicas dado sua importância para o mercado. A ausência e a escassez de recursos acumulará a demanda do consumidor, já que não haverão recursos para troca, e o dinheiro em circulação diminui, podendo aumentar a inflação. Para lidar com essas crises de escassez de produtos, os economistas pensaram em uma forma de permitir que a economia gire sem agredir o meio ambiente, sendo sustentável, ao mesmo tempo que não afete na dinâmica de demanda. Essa alternativa é chamada de economia circular. Nesse tipo de economia, busca-se uma produção consciente, priorizando a preservação e evitando o esgotamento dos recursos naturais, assim como visa diminuir & erradicar a poluição ambiental, consequentemente, preservando nosso planeta. A economia circular baseia-se em repensar a forma de desenhar, fabricar e comercializar produtos para garantir o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais; é uma proposta de adição e retenção de valor dos recursos, e regeneração do meio ambiente. Em outras palavras, os recursos gastos na produção de matérias e produtos não seriam perdidos! Dessa forma otimizando o processo produtivo e mantendo a esfera ecológica em equilíbrio.
- Lívia Freitas e Yago Tzwincinski
Comments